Solar Cookers International Network (Home)

 

O fogão solar de painel de Bernard

Um modelo simples e portátil que pode abrir novos horizontes.

É geralmente aceito que o fogão solar deve ter dimensões mínimas para trabalhar apropriadamente. Por exemplo, no livreto Your Own Solar Box (sua própria caixa solar), Solar Cookers International (SCI) recomenda que a caixa interna deve ter pelo menos 45 cm x 55 cm (18" x 22"). O resultado é uma caixa bastante larga, bem apropriada para uso familiar, mas provavelmente incômoda em alguns casos.

Fogões menores podem ser apreciados nas seguintes situações:

  • pessoas que vivem ou viajam só;
  • pessoas que vivem com suas famílias mas precisam de uma dieta especial;
  • pessoas idosas que relutam em carregar uma caixa pesada;
  • adolescentes que desejam construir e experimentar seu primeiro fogão solar de construção própria.

Se você pertence a uma dessas categorias, aqui está como você pode construir um pequeno fogão solar barato e razoavelmente eficiente.

Escolha um caixa de papelão (figura 1) com a altura BC maior do que a largura DC. Por exemplo, em meu fogão BC = 30 cm (cerca de 12"), DC = 23 cm (9") e CG = 25 cm (10").

Corte fora as abas da caixa. Então corte as juntas ao longo de FG e GC. Faça o mesmo no outro lado ao longo de EH e HD. Os cartões desdobrados formam uma planificação contendo cinco retângulos conforme mostrado na figura 2 (as letras que aparecem duas vezes indicam dois pontos que eram um mesmo ponto antes do corte. Se o cartão for fino, reforce o retângulo CDHG colando uma outra peça retangular de papelão para obter um melhor isolamento do fundo da vasilha. Cole uma folha de alumínio em cada um dos lados dos cinco retângulos (o lado interno da caixa original).

Agora, colocando o retângulo CDHG em uma mesa horizontal ou em uma área nivelada, posicione os outros retângulos com mostrado na figura 3. O "espelho" da frente está inclinado 30 graus acima do plano horizontal (ponha uma pedra ou outro objeto sob ele). As "asas espelhadas" BFGC e AEHD são verticais e os ângulos GCG e HDH tem cerca de 45 graus. Um pouco de pedras como mostrado na figura 4 podem ser úteis, especialmente se estiver ventando.

É colocada uma vasilha preta para cozinhar na base horizontal e coberta com uma tigela para saladas incolor (ou um saco para forno, veja próximo artigo) substituindo o vidro de janela que é usado no fogão de caixa clássico. Para evitar perda de calor por convecção, o diâmetro da tigela para saladas não deve exceder a largura CD.

Um jeito mais conveniente de manter o sistema reflexivo em boa forma, é montar os painéis em uma tábua de madeira na qual você pregará uns poucos pregos para manter as "asas espelhadas" na sua posição correta.

Embora este fogão use luz solar (ligeiramente) concentrada, não é necessário uma preocupação constante com a trajetória do sol. Um grande prego vertical na frente da tábua pode agir como um "orientador de posição". Sua sombra pode ser vista em um pedaço de papel branco de formato triangular na tábua no qual um ângulo de 30 graus corresponde aproximadamente a duas horas de cozimento em meu experimento. A maioria dos resultados a seguir foram obtidos sem qualquer reajuste na orientação do fogão.

Todo cozimento foi feito em uma vasilha de alumínio preta. Jarras de vidro podem ser usadas, mesmo sem uma tigela para saladas, mas os tempos de cozimento são maiores.

A latitude de Paris é cerca de 45 graus. Quando cozinhamos em latitudes menores os refletores verticais se tornam menos eficazes; deve-se fazer um teste para verificar se este modelo funcionará bem lá. Por outro lado, as pessoas que vivem em latitudes acima de 40 graus poderiam achá-lo mais eficaz do que um simples fogão de caixa com um refletor. Eu estou muito interessado em saber sobre os resultados obtidos por quem vive em outras partes do mundo.

Roger Bernard pode ser contactado em

La Association Lyonnaise pour l'Etude et le Developpement de l'Energie Solaire. A.L.E.D.E.S.
Université de Lyon
Bat. 721,
69 622 - Villeurbanne
France

Barbara Kerr testa o fogão solar de painel

Eu estou realmente entusiasmada pela oportunidade aberta pelo modelo solar de Roger Bernard. Nós soubemos que múltiplos refletores solares podem ser usados para concentrar radiação solar, mas até eu assistir meu ensopado de lentilhas borbulhando sob uma tigela de vidro, eu não tinha acreditado na seriedade deste tipo de fogão. De repente, eu notei que um saco para cozinhar em fornos poderia ser usado no lugar da tigela para saladas. Isto permitiria o uso de uma caixa bem menor. Tudo o que nós aprendemos ao longo dos anos com os fogões do tipo caixa poderiam ser úteis usando fogões solares de painéis. Agora nós podemos ter tanto nosso "forno" quanto nossa "placa quente".

Limitando o uso de panéis folheados planos, o perigo de danos aos olhos reduzem muito, mas permanece um problema. Os danos na retina, que ocorrem quando a luz solar inside nos olhos, não doem. Você não consegue dizer que isso está acontecendo, mas a queimadura na retina produz danos permanentes e pode resultar em cegueira. Seja extremamente cuidadoso se for usar qualquer coisa que concentre e reflita a luz do sol diretamente em seus olhos.

O primeiro fogão que eu fiz baseado nas especificações de Roger Bernard não dobrou direito. As ilustrações mostram uma ligeira modificação no projeto de Roger. Desde que os painéis sejam do mesmo tamanho, eles dobram de forma se torne um pacote plano que é tão pequeno e leve que pode ser usado em mochilas e por aqueles que não tem muito espaço para guardá-lo. Cortes e dobras extras proporcionam áreas onde pedras podem ser colocadas para escorar os painéis sem bloquear a luz solar. Nossos ventos são ferozes e imprevisíveis! Eu descobri que um fogão de papelão com esta configuração suporta o vento muito bem.

Coloque a vasilha em um saco para cozimento em forno com abertura na parte superior, de tal forma que você possa abrir, verificar o estado do alimento e selá-lo novamente sem prejudicar o cozimento. Isto é importante porque o alimento em um fogão de painel geralmente precisa ser agitado e verificado, pois o calor não é o mesmo. Essa parte está geralmente seca.

Primeiro, eu fechei o saco para cozimento com pregadores de roupa - muito pesados e volumosos. Então, com clipes para papel o saco rasgou, de outro modo ele poderia servir ainda para muitos usos. Então um pequeno pedaço de arame funcionou muito bem, mas o arame torcido quebrou após muitos usos. Agora eu estou usando arame, mas simplesmente enrolando apertadamente ao redor da parte de cima do saco para cozinhar, sem torcer. Como não há pressão, funciona bem e dura muito tempo.

Freqüentemente eu descubro jarras ou vasilhas que ferviam demais, derramavam o sumo fazendo uma bagunça. Tenho que lembrar de deixar mais espaço para conter a fervura, pelo menos até que eu possa manusear quando isto estiver para acontecer. Um problema delicioso. A comida feita convencionalmente não tem o mesmo sabor realçado e delicado daquela feita no Fogão Solar de Caixa, provavelmente porque da primeira forma ela atinge temperaturas muito altas.

Então, eu observei uma região fria no refletor folheado colocado diretamente sob a vasilha e me relembrei da vantagem que os engenheiros da Universidade de Washington encontraram ao elevar a bandeja acima do fundo de papelão. Eu procurei na cozinha algo que pudesse funcionar como "elevador" e peguei alguns anéis de latas. É claro que as vasilhas se aquecem mais rapidamente ao serem colocados sobre anéis de lata do que quando colocados sobre o papelão folheado. Anéis escuros funcionam bem melhor do que os brilhantes, é claro. Mas o centro é escuro e eu quis saber se ajudaria colocar luz sob a vasilha. Eu coloquei três pequenos seixos, escuros e encerados. Parece que funcionou ainda melhor. Eu gosto de... três pequenos seixos usados em memória das históricas três pedras para fazer fogo que serviram a humanidade por milhares de anos. Mulheres, nostálgicas das madeiras para fazer fogo, talvez possam, onde não há mais madeira, obter o mesmo resultado das pequenas peças de madeira fazendo um pequeno fogo com os seixos sob a vasilha. Isso manteria em nós o sentimento de nossas raízes afastadas.

O cozimento solar continua a ficar mais simples. Eu dediquei maior atenção nos projetos de fogão solar simples durante 20 anos, trabalhando para tê-los mais fáceis e acessíveis para todos. Hoje, eu tenho um fogão solar de painel e notei que nossos 20 anos de trabalho na montanha trouxeram verdadeiramente avanços. Poderosos avanços. Simplicidade é tão difícil... difícil de ver, não de fazer, uma vez que a idéia toma forma. Eu penso que os fogões no estilo caixa serão usados na cozinha solar onde tempo, material e circunstâncias impuserem, mas que o fogão solar de painel inauguraram um novo nível de simplicidade.

Nós estamos fazendo uma redução significativa nos materiais que precisamos para fazer o cozimento solar. Se nós pelo menos pudéssemos eliminar os sacos de nylon resistentes para cozinhar em forno. Eu uso sacolas para cozinhar e elas poder ser levadas ao calor várias vezes. Mas, em 12 de janeiro estava mais claro, o ar estava mais morno e três tipos diferentes de saco derreteram. Eu supus que nós tivéssemos que furar os sacos... deu errado. Mas os sacos para cozinhar que eu comecei a usar a dois meses atrás ainda estão em boa forma, tendo cozinhado vários pratos e sendo lavados e secos várias vezes. Talvez eles possam ser obtidos por atacado e distribuídos em uma ou duas ocasiões onde eles não estão disponíveis nas lojas. Nós poderíamos distribuí-los por atacado se alguém se esforçasse um pouco para fazê-lo.

Parece que os fogões de caixa aberta agora vão ser parte integrante da cozinha solar séria. Ela apenas descobrirá especificamente como usá-los.

Por favor, envie-nos suas descobertas e comentários tanto para mim quanto para Roger Bernard. Nós iremos manter todos atualizados através do Solar Box Journal (Jornal da Caixa Solar).

Barbara Kerr
P.O. Box 576
Taylor, Arizona 85939 USA

This document is published on The Solar Cooking Archive at http://solarcooking.org/portugues/spc-pt.htm. For questions or comments, contact webmaster@solarcooking.org