Solar Cookers International Network (Home)

 

Um pasteurizador solar simples

Água potável pode ser facilmente pasteurizada usando energia solar e um pouco de material muito simples. Quando água e leite são pasteurizados, organismos causadores de doenças comuns são mortos.

O que você precisa

  • Uma caixa de papelão ou outro recipiente como uma cesta ou caixa de madeira. O material do recipiente deve ter qualidades básicas de retenção de calor. Recipiente de tijolos ou metal não funcionam muito bem a menos que estejam isolados.
  • Folha de alumínio para forrar o lado de dentro da caixa e as abas. Embora seja possível pasteurizar uma pequena quantidade de água sem a folha de alumínio, seu uso melhora o desempenho.
  • Uma placa absorvente de luz solar, pintada de escuro e feita de metal, papelão ou madeira. O metal funciona melhor para conduzir o calor ao recipiente de água.

  • Uma janela solar feita de vidro ou filme plástico sobre o topo da caixa.

  • Um refletor para refletir luz solar adicional.
  • Um recipiente escuro ou claro para colocar água ou comida (desde de que você queira cozinhar neste forno também).

Para pasteurizar a água, aqueça a caixa solar até 65°C (150°F) e mantenha a água nessa temperatura ou mais alta por pelo menos 30 minutos. Se você não tiver um termômetro disponível, aqueça até as bolhas começarem a subir do fundo, regularmente. Ceras naturais, como cera de abelha, podem ser usadas para indicar a temperatura de pasteurização.

Condições do sol, tempo, latitude e eficiência da caixa são todas variáveis que afetam a capacidade da caixa de pasteurizar água. Como um guia geral, 4 litros (aproximadamente um galão) de água podem ser pasteurizados em cerca de 3 horas, em um dia com luz solar forte e sol no alto no céu. A abertura coberta plástico e vidro deve ter no mínimo 45 x 60 cm (18" x 24") e ter uma profundidade alta o bastante para caber o recipiente de água dentro dela. Caixas mais largas podem pasteurizar mais água, caixas menores, menos.

A pasteurização mata germes e organismos causadores de doenças presentes em água potável incluindo bactérias, vírus, cistos comumente presentes em água contaminada. Água pasteurizada não é, contudo, esterilizada, e portanto não deve ser usada em procedimentos médicos. A pasteurização não remove contaminação química tais como pestiscidas ou rejeitos industriais.

Para maiores informações sobre pasteurização solar veja os seguintes documentos:

Fogões solares de caixa, em uso em todo o mundo, também são eficientes para cozinhar comida. Para maiores informações, contate:

Solar Cookers International

1919 21st St., Suite 101
Sacramento, CA 95811 USA
ou e-mail: info@solarcookers.org
 
This document is published on The Solar Cooking Archive at http://solarcooking.org/portugues/spasteur-pt.htm. For questions or comments, contact webmaster@solarcooking.org