Solar Cookers International Network (Home)

 
Notícias que vocês enviam
(extraído do Solar Cooker Review de Novembro de 2004)

Nota do editor: "Notícias que você" envia é compilada por Ramón Coyle, SCI's especialista em troca de informações do Solar Cooking International. Mande suas notícias para ramon@solarcookers.org ou escreva para Ramón Coyle, Solar Cookers International, 1919 21st Street #101, Sacramento, California 95811-6827, USA. Por favor, inclua informação para contato. Todas as matérias estão sujeitas a serem editadas.

MUNDO

Temos observado que alguns leitores do Solar Cooker Review tem enviado doações diretamente para as organizações descritas nessa página. Uma organização receptora, EMACE do Sri Lanka, lembra que é sensato verificar com a organização antes de fazer a doação, qual é a melhor maneira de transferir fundos. Em alguns casos, o custo da conversão do dinheiro para o exterior consume a maior parte da doação, a menos que o método de transferência seja cuidadosamente escolhido.

ÁFRICA

Gâmbia

• Mr. Saikou Jarra conta que a Tubanding Earth Savers Association (Associação de Preservadores da Terra de Tubanding patrocinou demonstrações de cozimento solar e energia solar para mais de 1.000 pessoas em uma celebração para mulheres que durou uma semana e ocorreu em agosto. A Associação cozinhou  Mbahal em 2 horas e meia e papa de  amendoim em uma hora e meia.As mulheres que observaram as demonstrações disseram que o tempo economizado no cozimento solar permite a elas dedicar mais tempo a suas fazendas, jardins, plantações de arroz e gerar mais renda. Sr. Jarra disse que a demanda seria muito alta para fogões solares, mas a organização está em dificuldades financeiras e impossibilitada de atender a demanda. Contato: Sr. S. Jarra, Vila de Tubanding, Bansang Post Office, Upper Fulladu West District, Central River Division, Gâmbia.

• A senhora Rosalyn Rappaport passou algumas semanas na  Marina International School ensinando cozimento solar para estudantes e administradores. Ela trabalhou com os estudantes para ,entre outras coisas, construir um fogão solar simples baseado no "Cookit" do Solar Cookers International, testando temperaturas de cozimento e resultados gráficos, analisando os aspectos científicos e culinários do cozimento solar. Os pratos preparados incluem ensopado de peixe, wonjo (um chá de flores de hibisco), ebbeh (peixe defumado com mandioca), frango yassa (ensopado de frango com cebola e limões) e pães. O chefe da escola de design e tecnologia, Sr. Stafford, disse a Srª Rappaport que ele acredita que o cozimento solar seria uma boa matéria para os exames do Certificado de Geral de Educação Secundária. Ela ficou entusiasmada a respeito da idéia. Srª Rappaport planeja escrever um livreto usando pratos da África Oriental cozinhados na escola ou sugerido pelos estudantes e cozidos por outros. Sr. Stafford concordou em ajudá-la a escrever os capítulos científicos.
Contatos: Senhora R. Rappaport, 31 Lodge Lane, London N12 8JG, United Kindom. Tel: 0181-446- 3690

Estudantes da Marina International School aprendem a assar pães com um fogão solar simples e eficiente.

Malawi

O projeto de cozimento solar liderado pelo Sr. Hosana Nyirenda e fundado pelo Rotary Club de Lilongwe Rotary Club treinou 30 mulheres na região central do Malawi para fazer o uso do fogão-painel solar do tipo CooKit. Dez mulheres receberam Cookits que não foram feitos por elas para comparar seu funcionamento com o Cookits feitos pelas outras mulheres. O projeto deve ser expandido para as regiões norte e sul e parceiros potenciais devem ser contatados nessas áreas. Sr. Nyirenda também faz intercâmbio de informações com outros promoteres do cozimento solar na África e em outros lugares. Contato: Sr. H. Nyirenda, PO box 7, Mchinji, Malawi

Mr. J.K. Kaunda demonstra CooKits para mulheres no subúrbio de Chinsapo peri-urban, em Lilongwe.

Mali

Sr. Gnibouwa Diassana de Bla escreve para dizer que recentemente ele comemorou seu 10º aniversário como construtor de uma vasta gama  de fogões solares. "Não tem sido tão fácil, mas PACIÊNCIA é a regra de ouro", diz ele. Em maio de 2004, com o apoio da Universidade de Turin, na Itália, Sr. Diassana treinou e distribuiu fogões solares para associações de mulheres em Bamako. Contatos: Sr. G. Diassana, BP 26, Bla, Mali ou gnibouwa_diassana@wvi.org.

Mulheres de Mali aprendendo a preparar (espécie de papa feita de farinha de painço, sorgo ou milho e servida com molho de carne ou vegetais.

Mauritânia Senegal

Enfrentando diversas estradas perigosas em uma longa viagem através de paisagens tragicamente desflorestas, Sr. Abdoulaye Toure, conhecido no Senegal como "Sr. Sol", e presidente da associação senegalesa Amigos do Sol, lidera um treinamento sobre cozimento solar para os voluntários do Corpo de Paz em Kaédi, Mauritânia, em Agosto. Trabalhando com o Corpo com o coordenador de treinamento em programas de pequenos e médios negócios, Racey Bingham, Sr. Toure e os treinandos construíram um fogão de caixa solar a partir de uma caixa de bebidas usadas, folhas de alumínio e duas camadas de vidro e testaram-no.

O grupo então se dirigiu para a sombra de uma árvore para discutir as relações entre a escassez de madeira, desflorestamento, erosão, poluição do ar, mudanças climáticas, redução da pobreza e cozimento solar. O fogão -painel de papelão da Solar Cooker International, o "CooKit", e o "HotPot" – o pote especial e isolado termicamente por uma tigela, difundido pela Solar Household Energy (SHE) – foram demonstrados para os treinandos. No dia seguinte, os treinandos apreciaram uma Ratatouille a la Mauritanienne, cozida no fogão solar. Sr. Toure é um representante da SHE na África Ocidental. Contato: Sr. A. Toure, Amis du Soleil, Quartier Ndiop, Mékhé, Senegal. E-mail: pcsatoure@yahoo.fr

Voluntários do Corpo de Paz construíram um fogão-caixa solar usando caixas de bebidas, folhas de alumínio e vidro.

República da África do Sul

Em junho de 2004, Sun Ovens International, uma fábrica de fogões solares sediada em Elburn, Illinois, USA, recebeu um prêmio de inovação do Banco Mundial por estabelecer uma padaria na África do Sul para empregar mulheres soro-positivas e serve pães reforçados nutricionalmente. A padaria abriu recentemente em Eastern Cape, South Africa. As comidas são assadas no Villager Sun Oven(r) que alcança temperaturas acima de 250°C e pode fazer centenas de pães por dia. Como um sistema alternativo de propano, o forno funciona sem parar, chuva ou faça sol. O ex-presidente da África do Sul, Dr. Nelson Mandela esteve presente na premiação da padaria.
Contact: Sun Ovens International, 39W835 Midan Drive, Elburn, Illinois 60119, USA; Tel: (630) 208-7273; fax: (630) 208-7386; e-mail: info@sunoven.com; web: http://www.sunoven.com

Dr. Mandela (à direta) com o presidente da Sun Ovens International, Sr. Paul Munsen, que segura uma bandeja de frango cozindo no forno solar.

Uganda

Golooba Lawrence conta que ensinou mais de 400 pessoas sobre o cozimento solar na vila de Kkungu e em seus arredores no distrito de Gombe. Ele acrescenta: "Usamos fogões para assar, especialmente bolos e cozinhar especialmente arroz, batata e mandioca. Este ano nós começamos a apresentar este programa de cozimento solar em associações de mulheres. Até agora, três clubes foram beneficiados... e em junho deste ano, eu comecei o mesmo programa em escolas próximas."
Contato: G. Lawrence, c/o Batenga Mary Bernadett, Uganda Seed Project, PO Box 7065, Kampala, Uganda

EUROPA

Alemanha

Uma organização chamada Sun Ovens for Europe (Fornos Solares para a Europa) tem trabalhado durante cinco anos com o objetivo de suprir o mercado europeu com informações sobre o cozimento solar e seus produtos. Eles trabalham com parceiros europeus, incluindo Heike Hoedt e o Sr. Wolfgang Scheffer, o criador das cozinhas comunitárias Scheffer.. O porta-voz, Sr. Cornelius Tribbeck escreve que, apesar da Sun Ovens for Europe ter vendido muitos produtos: "nós acreditamos que o que verdadeiramente importa é a quantidade realmente usada diariamente." Contatos: Sun Ovens for Europe, c/o Cornelius Tribbeck, Dreimuehlenstr. 24/R, D-80469 Munich, Germany. E-mail: info@sunoven.de, Web: http://www.sunoven.de

Itália

Mr. Gianni Crovatto criou um interessante site sobre cozimento solar em italiano. Ele dá instruções sobre a construção de vários tipos de fogões solares. Ele projeta desde os mais simples e de baixa temperatura, até os mais complexos, poderosos fogões capazes de alcançar temperaturas muito altas. Alguns dos projetos particulares incorporam elementos de fogões parabólicos e fogões de caixa. Grandes, com refletores metálicos, coletando material de uma larga área e focalizando em uma janela de um duro fogão de caixa.

O site na internet é encontrado em: http://digilander.iol.it/giannicrovatto

Um dos poderosos fogões do Sr. Crovatto visto de frente (à esquerda) e visto de lado, onde o cozimento solar está sendo verificado através da porta de acesso na parte de trás (à direita).

Suíça

Naim Janmohamed, que veio de Nanyuki, Quênia, conta que usou o fogão tipo painel CooKit enquanto visitava a Suíça. "Eu cozinhei vegetais, batatas, ugali e fiz pães todos os dias! Foi maravilhoso! Eu colocava os pães no fogo por dois minutos apenas para formar uma crosta, embora eles já estivessem cozidos." Naim está trabalhando em planos para demonstrações do cozimento solar em Nanyuki. Contato: N. Janmohamed por e-mail: naim.janmohamed@gmx.ch

À esquerda: antes de assar, Sr. Janmohamed colocou as bolas de massa em duas vasilhas pretas dentro do CooKit, então cobriu os potes e os fechou dentro de um saco plástico transparente e resistente ao calor.
À direta: o produto final: cinco belos pães.

ÁSIA & PACÍFICO

Filipinas


Don e Margaret Messerer contam que eles irão retornar em breve para as Filipinas e continuar promovendo aulas e demonstrações lá, assim como eles fizeram no passado. Contato: Mr. D. Messerer, PO Box 269, Rock Creek, Minnesota 55067, USA


Pães de aveia e canela assados no fogão solar dos Messerer.

Índia

A Escola Rishi Valley conta que um sistema de cozimento comunitário tem preparado 500 refeições por dia. O sistema incluí 10 pratos parabólicos que produzem calor para cozinhar a comida. Contato: Rishi Valley School, Rishi Valley, Chittor District, Andhra Pradesh - 517 352, India.

Irã

Mr. Amir Mahdi Komarizadeh de Teerã organizou algumas rodadas internacionais de intercâmbio de informações este ano, enquanto recebia visitantes que cozinham com o sol dos Estados Unidos e da Costa Rita. Sr. Komarizadeh é um estudante com um grande interesse em cozimento solar. Ele construiu um destilador solar e projetou e construiu um original fogão solar semi parabólico. Sua tese universitária investiga um projeto para fazer um sistema simples que forneça calor solar para cozimento, aquecimento de ambientes, aquecimento de água e outras funções, baseado na idéia de focar a luz solar em um armazenador de calor e um fluído de distribuição. Um dos convidados internacionais foi o Dr. Shyam Nandwani, um expoente no desenvolvimento do cozimento solar e ex-membro fundador do Sollar Cookers International (SCI). Dr. Nandwani, indiano de nascimento, há muito tempo reside na  Costa Rica onde ele chefia a seção solar do departamento de física da Universidade Nacional. Sr. Komarizadeh usou seu fogão solar para preparar peixe assado, maçãs assadas e chá para o Dr. Nandwani, e os dois discutiram projetos e fogões, destiladores e secadores. Dr. Nandwani, que descreveu Mr. Komarizadeh como o garoto dedicado, predisse que um sistema de aquecimento solar multi-uso será uma tremenda experiência de aprendizado para o estudante universitário. Mr. Komarizadeh também se encontrou com o Dr. Mahnaz Saremi e Dr. Said Shakerin, ambos iranianos de nascença, mas que residem nos Estados Unidos a muito tempo e estão entre os fundadores da SCI. Dr. Saremi conta que o fogão solar semi-parabólico do Sr.Komarizadeh tem duas novidades. Primeiro, ele tem uma linha focal, ao invés de um ponto focal, o que reduz a chance de queimar o alimento. Segundo, a comida poderia transbordar da vasilha de cozimento, que não irá cair nos espelhos devido ao design do fogão. Mr. Komarizadeh conta que ele fez alguns fogões solares de estilo painel CooKit e os usou para fazer chá e tem demonstrado os Indicadores de Pasteurização de Água (WAPI) dados para ele pelo Dr. Nandwani em apresentações no Irã. Contate Mr. A. Komarizadeh por e-mail: faratab@yahoo.com

Mr. Komarizadeh e seu fogão semi-parabólico.

Uzbequistão

Mr. Ken Hargesheimer ensinou a construção de fogões solares durante uma oficina de jardinagem que ele conduziu em Nukus, Uzbequistão. Ela também cozinhou arroz usando o cozimento solar para os participantes. A oficina de jardinagem foi patrocinada por Perzent, uma organização não-governamental do Uzbequistão. Contate : Mr. K. Hargesheimer por e-mail: Minifarms@aol.com

AMÉRICAS

Argentina

• Cozimento solar teve destaque no jornal El Día (O Dia) em Gualeguaychú, província de Entre Ríos province. Mr. Adolfo Larran – um cozinheiro solar e promotor do cozimento solar –, inspirado por sua mãe, Srª Laura Garat de Larran, que vive em Salta, Argentina, e que também teve destaque no artigo de jornal. Mr. Larran contou no jornal:  "Desde 1997, há em Salta um completo movimento solar e há cidades inteiras que vivem graças à energia solar, porque o gás encanado não chega e o gás engarrafado é muito caro. As famílias aquecem água e fazem suas comidas [com energia solar]." Sr. Laram fez apresentações para o diretor local de desenvolvimento social e para membros da organização não-governamental (ONG) Caritas em Gualeguaychú. Contato: Sr.. A. Larran by e-mail: alarran@entrerios.net

• Jujuy era local de séries de encontros de trabalho que duravam uma semana unindo promotores da energia solar da Argentina e do Paraguai. Os tópicos abordados incluíam a criação de times solares, desenvolvimento de micro-empreendimentos baseados na energia solar, aquecimento solar para escolas e bombas solares. O tema central foi a criação da primeira "vila solar" da Argentina em Misa Rumi, a 3.710 metros acima do nível do mar nas Montanhas Andinas. O Centro para Energia Solar do Paraguai (CEDESOL) relatou que a primeira vila solar do Paraguai, na Baía Negra, incluía reflexões de como os secadores solares podem ajudar micro-emprrendimentos com plantas medicinais e secadores solares de frutas. Entre aqueles que representavam CEDESOL está o presidente, Dr. Martin Almada e o engenheiro Mr. Jean-Claude Pulfer, um associado de longa data da organização suíça para o cozimento solar Grupo ULOG. A delegação da Argentina incluía membros de duas fundações, Ecolândia e Pirca, que promoveram o cozimento solar em pequenas comunidades nos Andes. Os encontros também incluíam considerações sobre a expansão das atividades nas regiões andinas da Bolívia. Contate Dr. M. Almada por e-mail: almada@rieder.net.py

• Sr. Jorge Soler conta que uma pequena organização não-governamental (ONG), foi fundada no município de San Martín na província de Buenos Aires province para servir a "cartoneros." Cartoneros, deriva da palavra "carton" (papelão) é o termo usado na Argentina para descrever o crescente número de pessoas que perderam os empregos nos últimos anos devido à crise econômica e que andam pelas ruas das cidades procuram itens descartados que podem ser coletados e vendidos por dinheiro suficiente para a sobrevivência. (Nota do compilador: na Califórnia, Estados Unidos, os "cartoneros" sobrevivem principalmente pela coleta de garrafas de vidro e latas de alumínio descartadas). Sr. Soler, junto com outro voluntário e vários cartoneros, criou um serviço de cooperativa chamado "El Orejano" onde são dados cursos sobre a construção de fogões solares. O grupo também tem desenvolvido informações sobre alimentação nutritiva de baixo custo para compartilhar com os cartoneros e mães e crianças de baixa renda. Contate: El Orejano por e-mail: porunavidadigna@argentina.com

Costa Rica

• "Energia Renovável para o Mundo em Desenvolvimento"  uma oficina liderada pelo Solar Energy International, ocorrerá no ano que vem no Rancho Mastatal de ensino ambiental e centro de vida sustentável. O centro está localizado na grande floresta tropical virgem do Puriscal County da Costa Rica. A propriedade tem como um de seus vizinhos o esplêndido parque nacional La Cangreja. A oficina de sete dias, que começarão em 7 de março de 2005, incluíra aulas e laboratórios, e terá um forte componente de prática. A oficina será focada em três tópicos principais: cozimento solar, digestores de metano e um tópico adicional a ser determinado. Haverá também uma cobertura sobre as pesquisas a respeito de sistemas solares, eólicos e hidroelétricos e questões sociais sobre energias renováveis no mundo em desenvolvimento. O ingresso da oficina custa $650. Contato: Solar Energy International, PO Box 715, 76 South 2nd Street, Carbondale, Colorado 81623, USA. Tel: (970) 963-8855, fax: (970) 963-8866, e-mail: sei@solarenergy.org, Web: http://www.solarenergy.org
• Dr. Shyam S. Nandwani, um expoente no desenvolvimento no cozimento solar no mundo e ex-membro fundador do Solar Cookers International lançou uma versão atualizada do seu livro "La Cocina / Horno Solar."  O conteúdo inclui descrição de vários tipos de fogões solares, projetos para a construção de fogões solares do tipo caixa, tempos de cozimentos de diversos tipos de alimentos, vantagens e limitações do cozimento solar e uma tabela com dados experimentais. Dr. Nandwani chefia a seção solar do departamento de física da Universidade Nacional.  Contato: Dr. Nandwani, Laboratorio de Energía Solar, Departamento de Física, Universidad Nacional, 3000 - Heredia, Costa Rica. E-mail: snandwan@una.ac.cr

México

Uma outra organização que divulga o cozimento solar foi identificada no México. O Grupo Scheffler do México está difundindo fogões solares, cozinhas comunitárias solares Scheffler e outros produtos solares. Eles oferecem treinamento, produzem, vendem, fazem apresentações ao vivo e conferências. Maiores informações estão disponíveis nas seguintes páginas na Internet: http://www.sunoven.de/presentation-Folien1.html http://www.sunoven.de/Scheffler-Jiutepec.html

Esta cozinha solar comunitária Scheffler, a primeira desse tipo no México, alimenta mais de 150 estudantes em Matutina Juana de Asbaje, uma escola primária em Jiutepec, Morelos

Paraguai

Graças à cooperação da espanhola Universidade Politécnica da Catalúnia, uma "turma de oficina solar" foi criada na sede da Fundação Celestina Pérez de Almada para educar o público sobre energia solar. A Universidade enviou o engenheiro Mr. Juan Morey para criar o material instrucional, fazer a documentação e o protótipo da oficina, incluindo bombas de sucção solares, ventiladores solares, aquecedores de água, fogões solares e secadores de alimentos. Contate Dr. M. Almada of the Almada Foundation por e-mail: almada@rieder.net.py

USA

• Sr. Ken Farnsworth de Idaho demonstrou os fogões solares durante a semana ecológica no Boise Discovery Center. Suas demonstrações foram destaque na TV local em . Contato: Mr. K. Farnsworth, 138 Willoway Drive, Boise, Idaho 83705, USA


Mr. Farnsworth e seus fogões solares

• A professora Ms. Suzette Delbono, de Sacramento, Califórnia, conta que sua colega, a professora do 6º ano, Ms. Missy Smith-Benke, tem incentivado os estudantes da Escola Comunitária Elementar de Oakview a projetarem seus próprios fogões solares. Ms. Delbono conta que os projetos das crianças são muito criativos, incluindo um fogão solar feito de lata de lixo preta e uma outra com forma de gaiola para gatos. Ms. Delbono incorporou as aulas sobre cozimento solar em sua classe e desenvolveu um "Web Quest" para o cozimento solar (https://home.comcast.net/~sdelbono/solar/newpage1.htm). (WebQuests são estudos dirigidos feitos para ajudar os estudantes a si tornarem eficientes e eficazes pesquisadores na Internet encoragando a análise, síntese e avaliação.
(Acima) Estudantes de Oakview experimentaram fogão solar que tem uma espécie de lente de Fresnel.

• Holly e Bert Davis escreveu na edição de setembro de 2004 de seu Dwelling Portably sobre como o cozimento solar e o cozimento na chama diferem: "Com a chama, o calor vem de baixo e a comida cozinha de baixo para cima... Com o nosso [fogão solar estilo painel], o aquecimento é geralmente maior no topo, onde tanto os raios diretos como os refletidos atingem a vasilha, enquanto o fundo é atingido apenas pelos raios refletidos. Quanto mais baixo o sol, menor a diferença, porque menor quantidade de raios brilha no topo e maior quantidade de raios são refletidos no fundo. Também, quanto mais alta a panela [estiver em um suporte de arame ou transparente], menor a diferença, porque há mais espaço entre o refletor central do fundo e a panela deixa chegar mais raios."Contato: Dwelling Portably, PO Box 190-L, Philomath, Oregon 97370-0190, USA

• Um novo clube solar foi recentemente formando em San Antonio, Texas, de acordo com um dos seus fundadores, Drª Monica Gutierrez Salyer. O primeiro encontro teve salmão cozido em um fogão solar do tipo caixa e experiências sobre o poder de fogões focalizadores. Drª Salyer tem feito experimentos com cozinha texana e conta que "as três mais populares carnes feitas no Texas – peito, costela  e fajitas (tiras de carne com molho ácido) – podem ser cozidas no fogão solar e sairão pelo menos tão boas quanto algo cozido em um buraco, com muito menos trabalho. Ela diz que o "humilde Cookit" da Solar Cookers International fez um grande trabalho, atingindo as baixas temperaturas desejadas (menos de 120°C) por um longo período de tempo. Para o cozimento de carne de peito, Dr. Salyer um caçarola de aço esmaltado pesando oito libras, provando que no sol texano, o Cookit pode funcionar com uma grande massa térmica. Além disso, no grupo de Santo Antonio fez mais duas demonstrações em setembro, uma em um supermercado de San Antonio e uma em um evento sobre energia em Fredericksburg. Contate Dr. M.G. Salyer por e-mail: omei_shan_phnx@yahoo.com

• Nota do compilador: Drª. Salyer representa um claro exemplo de um promotor padrão do cozimento solar. Primeiro, ela ganha prática pelo uso e experimentação de cozimento solar com suas receitas favoritas. Em segundo lugar, ela compartilha suas idéias sobre o cozimento solar com outros: família, amigos, vizinhos e em lugares públicos. Em terceiro lugar, quando encontra pessoas interessadas, ela as ajuda a aprender. Um quarto lugar, com outros ávidos cozinhadores solares, ela encontra forças para formar uma organização e promover uma divulgação mais ampla. Em quinto lugar, ela se comunica com outros promotores do cozimento solar mundo afora, através da sua associação à  Solar Cookers International (SCI), através da sua adesão ao diretório dos promotores do cozimento solar da (http://solarcooking.org/directory.asp) e através da adição no grupo de discussão por e-mail sobre cozimento solar da SCI ( http://solarcooking.org/solar-l.htm).