Solar Cookers International Network (Home)

 

Avaliando fogões solares

Na 3ª Conferência Internacional sobre o Uso e Tecnologia de Fogões Solares houve uma discussão maior sobre a padronização para comparação de fogões solares. Indo além do que tem sido feito em laboratórios, há um contínuo esforço para refinar os métodos para o teste e critérios para tomar decisão no sentido de selecionar os melhores fogões solares para lugares, condições e consumidores particulares. Para critérios técnicos de desempenho, devem oferecer testes simples que possam ser feitos sem equipamento especial. Incluiria também fatores críticos como apresentados abaixo.

CUSTO: O custo de todos os suplementos necessários para o fogão solar, incluindo a substituição das partes que é necessária em um prazo de cinco anos, é comparado com o custo dos métodos alternativos de cozimento e o combustível usado nesse período. Se o fogão solar se tornar mais barato do que outras alternativas em apenas poucos meses, é provavel que ele poderá competir em mercados locais.

CONVENIÊNCIA: O fogão precisa de pouca ou nenhuma atenção durante o cozimento ou de instruções que falem claramente com qual freqüência os ajustes são necessários durante o período de cozimento (por exemplo, os fogões parabólicos são virados para acompanhar o sol ou movimentado para prevenir queimaduras). Se for móvel, ele é fácil de mover, é fácil de guardar.

SEGURANÇA: O fogão solar é incapaz de iniciar fogo acidentalmente dentro ou fora do fogão. Vidro quebrável incluem uma advertência onde crianças pequenas  podem estar em risco. Em caso de fogões concentradores, não deve haver risco de causar cegueira ou queimar as mãos no foco.

AQUECIMENTO, CAPACIDAEDE COZIMENTO: O fogão aquece quantidade específica de água, tal como um litro, a partir da temperatura ambiente até sua fervura em um determinado tempo, tal como uma ou duas horas, no meio do dia quando o sol está pelo menos no meio do seu caminho ascendente (45 graus acima do horizonte). Ele deve cozinhar uma refeição para pelo menos uma pequena família e/ou um tamanho específico de família para o qual se queira cozinhar. Uma alternativa para medir as temperaturas da água são termômetros ou termopares caros, então, use duas chaleiras com apito (idéia vinda da Gâmbia) ou use indicadores de pasteurização da SCI (WAPIs ou SAF-WATs). Em algumas áreas pode ser importante para o fogão acomodar uma grande variedade de fôrmas, bandejas, tigelas cobertas e panelas.

DURABILIDADE, MANUTENÇÃO: Os reparos devem ser poucos e/ou, se possível, serem feitos sem equipamento especial. As partes que são reparadas devem ser de fácil aquisição. Devem haver instruções para a manutenção comum que é necessária (tais como retirar a poeira das janelas e superfícies refletoras). Informações devem indicar a expectativa de durabilidade sobre as diversas condições de tempo e/ou orientações para protegê-lo quando o tempo puder danificá-lo. Devem haver instruções para fazer reparos e substituição de partes (por exemplo, sacos para cozimento no Cookit, vidros de janela para os fogões de caixa).

ESTABILIDADE AO VENTO: O fogão deve ter uma estabilidade razoável ao vento para evitar que a comida seja derramada ou incluir instruções de como fazer para que ele fique estável (por exemplo, colocar pedras em lugares específicos).

INSTRUÇÕES: Devem ter um guia claro para estimar o tempo de cozimento e as variáveis que influenciam o tempo de cozimento (quantidade de comida, vento, etc.)