Solar Cookers International Network (Home)

 

Usando um forno solar como um refrigerador radiante à noite

Meus primeiros experimentos foram durante o inverno de 1997 em Kalgoorlie, uma ilha localizada no Oeste da Austrália. A temperatura mínima durante a noite chegava a 2 ou 3 graus Celsius acima de zero.

Usando um fogão-caixa com uma base preta, eu coloquei água até a altura de meio centímetro no fundo do fogão e pus do lado de fora à noite. A tampa de vidro teve que ser removida, pois o vidro pára a luz infravermelha e poderia impedir o resfriamento. Eu coloquei o fogão em local afastado de árvores e construções  no telhado de minha casa.

O céu precisava estar limpo durante toda noite, com ar parado. Eu estava usando água de chuva, pois a água da torneira é contaminada com aditivos que podem abaixar o ponto de congelamento da água. Eu coloquei o relógio para despertar cerca de 5 horas da manhã, levantei da cama, subi no telhado e removi um sólido disco de gelo do refrigerador. Eu fiz gelo repetidas vezes durante várias noites, embora não houve geada no chão e as vasilhas de água próximas ao fogão não congelassem.

Eu tentei o mesmo experimento novamente no verão passado usando um fogão-caixa menor em um local diferente. (Bridgetown, WA). Foi difícil para obter um local afastado das árvores. Eu não consegui fazer gelo e a água chegou a apenas 4°C abaixo da temperatura ambiente. Entretanto, quando meu refrigerador a gás estragou a alguns anos atrás eu construí uma geladeira radiante que funcionou bem: eu coloquei o refrigerador com as costas para baixo (como um freezer do tipo baú), no lado sul de meu barracão (para pegar sombra durante o dia). Eu o isolei com uma camada de folha de alumínio e palha, prendi com uma folha de aço e fixei com piquetes no chão (um trabalho muito árduo!). Depois que o sol baixa eu deixo a tampa aberta. O lado de dentro da tampa é refletor de tal forma que quando está levantada à noite, encostada na parede de meu barracão, deixa o refrigerador ver mais céu, ao invés da parede morna de meu barracão.

Quando eu levantei de manhã, eu fechei a tampa para manter o frio durante o dia. Eu tenho mantido anotações das temperaturas, mas eu estou escrevendo de Perth, então não as tenho comigo. Mas, tipicamente durante o verão a temperatura ambiente deve estar abaixo dos 30°C e meu refrigerador não ultrapassou 16°C. Ele fica um ou dois graus abaixo da temperatura ambiente durante as noites claras; em uma noite nublada ela fica um pouco abaixo da temperatura ambiente (devido à inércia termal); nas noites chuvosas minha comida fica molhada. Eu tenho usado esse arranjo há alguns anos para manter meus mantimentos frescos e a cerveja gelada. E estou um tanto feliz com ela.

Eu tenho visto tantos usos de refrigeradores radiantes quanto de fogões solares ao redor do mundo e espero que outras pessoas se dediquem a isso. Ele usa a mesma tecnologia e princípios do fogão solar (permitindo a troca de calor por radiação enquanto impede a troca por condução) e pode ser feito com tecnologia muito simples.

Lembranças,

Richard McMahon
Oeste da Austrália