Solar Cookers International Network (Home)

 

O Fogão Solar de Caixa Aberta Reflectora

Roger Bernard oferece um novo modelo de fogão reflexivo compacto.

Eu fiquei muito impressionado ao ler, no SBJ n°17, que a idéia do Fogão Solar de Painel (FSP) publicada por mim e Barbara Kerr na edição anterior, teve uma repercussão muito grande. Até mesmo alguns resultados negativos nos interessaram quando nós buscamos entendê-los. Por exemplo, no comentário: "Eu usei um saco para forno do tamanho de um peru e um bule para chá de cerâmica escura e não aconteceu nada!", há duas pistas. Primeiro, um bule de cerâmica não é uma boa escolha porque a cerâmica pode ser um mau condutor de calor (dependendo de sua densidade). A comida permanece morna, ainda que o bule esteja muito quente por fora. E em segundo lugar, o peru é uma ave muito grande e usar um saco deste tamanho significa que a quantidade de comida pode ter sido muito grande para o fogão.

Não vamos nos esquecer que um FSP foi projetado para substituir a caixa tradicional para pequenas quantidades de comida. As dimensões dadas por mim no protótipo na SBJ n°16 são apropriadas apenas para cozinhar para uma pessoa.

Durante o verão de 1994, eu melhorei um tanto a utilidade e eficiência do FSP introduzindo duas mudanças: um novo sistema para criar um efeito estufa e um projeto mais compacto.

Sem dúvidas, sacos para forno são imbatíveis por sua leveza, mas em minha cidade (Lyon, na França, com 500.000 de habitantes) não há sacos para forno disponíveis nos supermercados. Por outro lado, tigelas para salada de Pirex são muito fáceis de encontrar em qualquer cidade francesa - até mesmo nas mais pequenas. Seus preços, cerca de US$4,00, é dez vezes o preço de um saco para forno, mas pode ser usada centenas de vezes mais, tanto para cozimento solar como para outras finalidades na cozinha. Para viagens, entretanto, são relativamente pesadas e incômodas.

Tigelas de salada e sacos para forno compartilham duas desvantagens: eles dificultam o acesso à comida e eles retêm a umidade vinda do alimento, precisando ser seco periodicamente (veja Dicas e Truques, página 3). Esses inconvenientes podem ser evitados se colocarmos apenas a parte mais baixa da vasilha dentro de outra de vidro (figura 1), ao invés de colocar toda a vasilha sob a tigela.

Isto pode ser feito substituindo a tigela por uma vasilha de vidro cujo diâmetro seja ligeiramente maior do que o da vasilha de cozimento.

Obviamente, que as vantagens de tal sistema são particularmente compensadas pelo calor extra na tampa sem isolamento. Suspender a vasilha do fundo traz um ganho adicional. De fato, minhas experiências têm mostrado que os tempos de cozimento nesse novo sistema não são mais longos do que no projeto original com a saladeira posta sobre a vasilha.

Para melhorar a estabilidade, eu reduzi o número de painéis de cinco para quatro. Uma grata surpresa foi que a remoção do painel central-traseiro não resultou apenas em um fogão mais estável e compacto, mas também melhorou a eficiência das superfícies reflexivas, permitindo múltiplas reflexões entre os dois painéis verticais remanescentes. Essa peculiar montagem que eu propus, chamei de "caixa aberta reflexiva" (CAR) para distingui-la do fogão solar de painel (FSP) original.

Construção

Para fazer uma CAR, comece com uma caixa de papelão retangular e bastante alta (veja abaixo as dimensões). Em um dos lados mais largos, desenhe uma linha horizontal (BC) de cerca de duas polegadas (cerca de 5 cm) sobre o fundo (figura 2) e corte ao longo de AB (pare em B) e DC (para em C). Dobre para baixo o painel frontal ABCD usando BD como dobradiça. Coloque pedaços retangulares no fundo da caixa, para aumentar o nível do fundo até BC.

Corte e dobre outro pedaço de papelão de tal forma que ele possa ser inserido dentro da caixa para formar os painéis 1 e 2 (figura 3). O ângulo formado por esses painéis são ajustados na hora da construção. Ângulos menores concentram mais a luz solar, mas requerem ajustes mais freqüentes para seguir o sol.Um bom ajuste parece estar em algum ângulo que esteja entre 60 e 90 graus. Cubra esta peça com uma folha de alumínio e cole-a ou grampei-a no lugar. Aplique folhas de alumínio também nos painéis 3 e 4.

A CAR mostrada na fotografia tem as seguintes dimensões totais: comprimento de 46 cm (18"), largura de 32 cm (12.5") e altura de 42 cm (16.5"). Essas dimensões correspondem a uma área reflexiva de cerca de 5.000 cm² (770 polegadas quadradas) que provou ser suficiente para cozinhar para duas pessoas.

rob-topview1.jpg (28024 bytes) Um suporte de madeira pode ser usado para ajustar o painel frontal (figura 4). Um simples corte próximo ao painel 4 pode ser feito para manter esse painel fechado para que ele seja guardado. Pedras podem ser colocadas nas câmaras atrás dos painéis 1 e 2 para estabilizar o fogão quando exposto ao vento.

Em resumo, a CAR parece ser o mais conveniente e eficiente modelo que pode substituir o FSP para o cozimento doméstico regular. É claro que o segundo modelo equipado com saco para forno, continua sendo o melhor, se for necessário um fogão leve e dobrável.

Roger Bernard pode ser contactado na

A.L.E.D.E.S.
Université de Lyon
69 622 - Villeurbanne
France

Há também plantas para fazer este fogão de maneira que ele seja desmontável.

 

This document is published on The Solar Cooking Archive at http://solarcooking.org/portugues/newpanel-pt.htm. For questions or comments, contact webmaster@solarcooking.org