Solar Cookers International Network (Home)

 

Dicas de cozimento solar



Há uma diferença muito pequena no cozimento na caixa solar além do dobro do tempo de cozimento e de não precisar de água para cozinhar vegetais frescos e carnes. Todo tipo de comida é cozido em vasilhas tampadas, exceto castanhas assadas e algumas massas. Use suas próprias receitas e temperos. Fazendo pequenos ajustes no tempo ou na quantidade de água, suas comidas favoritas ficam com sabor tão bom quanto tinham antes, talvez até melhor. A seguir, temos o tempo para quatro ou cinco tipos de alimentos. Aumente o tempo se você for aumentar a quantidade.

CEREAIS SECOS e GRÃOS - (cevada, milho, aveia, arroz, trigo) : 2 horas. Comece com a quantidade usual de água, na próxima vez, ajuste a seu gosto.

VEGETAIS - Não adicione água. Alcachofra: 2 horas e meia; aspargo: entre 1,5 hora a 2 horas; outros vegetais frescos: entre 1 hora a 1 hora e meia. Se cozinhar mais do que isso o sabor ficará bom, mas os vegetais irão perder sua bela cor verde. Feijões secos: 3 a 5 horas. Use a quantidade usual de água, pode ser enxagüado antes do cozimento. Repolho e berinjela: uma hora e meia se cortada. A berinjela se torna acastanhada, como uma maçã cortada, mas o sabor é bom. Espiga de milho: uma hora a uma hora e meia com ou sem casca ou mesmo em uma meia preta limpa. Abóbora, abobrinha: uma hora. Irá fica mais macio se for guardado por mais tempo.

OVOS - Não adicione água. Duas horas para gemas ficarem duras. Se cozinhar mais tempo a clara ficará acastanhada, mas o sabor continua o mesmo.

CARNES - Não adicione água. Se cozinhar mais tempo, elas irão ficar mais tenras. Peixe: uma a duas horas; frango: duas horas cortado, três horas inteiro; carne bovina, carneiro, etc.: 2 horas cortada, 3 a 5 horas para pedaços largos; peru grande e inteiro: todo o dia.

MACARRÃO - Aqueça água em uma vasilha e coloque o macarrão seco com uma pequena quantidade de óleo em outra vasilha e aqueça até que a água esteja perto da fervura. Coloque o macarrão na água quente, mexa e cozinhe por cerca de 10 minutos.

PÃES, BOLOS e BISCOITOS - é melhor que seja feito no meio do dia (9 ou 10 horas da manhã até as 2 ou 3 horas da tarde. Pão inteiro: 3 horas; bolos: uma hora e meia; biscoitos: uma hora a uma hora e meia. NÃO precisa de ser tampado. Evita a formação de crostas no fundo e que fique empapado.

PURÊS e MOLHOS feitos com farinha e amido - Aqueça o sumo e a farinha separadamente, sem ou com um pouco de óleo na farinha. Então junte e misture. Ficará pronto rapidamente.

NOZES ASSADAS - Asse um vasilha descoberta. avelãs: 1 hora; amendoim: 2 horas.