Solar Cookers International Network (Home)

 

Igualando as diferenças

Redução das desigualdades através do uso do fogão solar tipo caixa

Apresentado por Bill Sperber da Pillsbury Company em 7 de abril de 1990, no encontro anual do Solar Box Cookers International.

Muitas das pessoas no mundo defrontam com assombrosas injustiças em matéria de saúde, qualidade ambiental, economia e liberdades políticas e econômicas. As desigualdades tendem a estar relacionadas. Conseqüentemente muitas pessoas são forçadas a viver na miséria.

Desigualdades

Saúde: A indisponibilidade geral de cuidados de saúde e serviços de planejamento familiar no terceiro mundo têm piorado muito as condições de vida. Vários bilhões de pessoas sofrem ataques regulares de diarréia devido a falhas na purificação da água. Muitas sofrem de doenças respiratórias e nos olhos devido às condições de cozimento nas quais são expostas à fumaça, que são equivalentes a fumar de 10 a 20 maços de cigarro por dia. Grande parte da má-nutrição é causada por falhas na alimentação, como mal-cozimento da comida (causado pela pequena quantidade de combustível) e a prática de cozinhar em uma única vasilha, que significa que comidas separadas não podem ser preparadas. Como resultado, 14 milhões de crianças jovens morrem todo ano e a expectativa de vida em muitos países é menor do que 50 anos.

Meio ambiente: A desigualdade na distribuição de fontes de energia está causando degradação ambiental no terceiro mundo. Ainda que o terceiro mundo consuma menos energia quando comparado com o primeiro mundo, 90% da energia é usada para o cozimento. Nesse momento, um quarto da humanidade é afetada pela escassez de combustível; no ano 2000, a escassez afetará pelo menos 2,4 bilhões de pessoas (estimativa da UNO/FAO). O desmatamento resultante causa erosão do solo, poluição da água, perda da fertilidade do solo e, por último, desertificação. A África sub-saariana é um exemplo gráfico desse processo.

Economia: Muitas das pessoas do terceiro mundo estão presas no círculo econômico vicioso da pobreza devido à sua pequena renda e à falta da propriedade da terra. Muitas família são forçadas a gastar mais combustível para cozinhar do que podem gastar com comida. Os governantes do terceiro mundo são incapazes de assistir aos cidadãos pobres devido às altas taxas de juros da dívida externa acumulada nas décadas passadas.

Liberdade: A pobreza do mundo é maior devido à falta de liberdades políticas e pessoais. Em outras palavras, muitas pessoas toleram uma existência sub-humana: sofrem nas mãos de governos opressores, são vítimas das atitudes predominantes masculinas e das práticas culturais. Quase universalmente, os pobres do mundo, e especialmente as mulheres, são escravizadas pelo processo de coleta de combustível e de cozimento. Muitos poucos sabem ler; menos ainda tem mais do que o terceiro ano de escolaridade.

Soluções

Por mais sombria que a situação possa parecer, há uma esperança para as pessoas pobres do terceiro mundo. Deve haver esperança, ou a humanidade irá perecer. Muitas das pessoas mais ricas do mundo estão desenvolvendo programas e estratégias para igualar as diferenças e reduzir as desigualdades que separa os humanos.

Nós temos aprendido nos últimos 14 anos que um simples invento de cozimento solar, a caixa solar de cozimento (SBC), pode reduzir cada uma das desigualdades acima citada. SBCs podem servir como um ponto de apoio para levar ao êxito muitos dos objetivos dos programas de desenvolvimento internacional.

Saúde: O SBC pode melhorar a saúde no terceiro mundo de várias maneiras. Ele pode ser usado para pasteurizar a água, pelo aquecimento a 65°C (150°F), desse modo reduzindo a incidência de diarréia. O SBC não produz fumaça, logo seu uso reduz a incidência de doenças oculares e respiratórias. Ele pode até ser usado para desinfetar instrumentos médicos, o que poderia ser de benefício significante em muitas áreas pobres; ele pode até mesmo destruir o vírus da AIDS. Várias vasilhas de comida podem ser cozidas simultaneamente, permitindo a preparação da comida separadamente. A comida pode ser inteiramente cozida, desse modo auxiliando na digestão e melhorando a absorção dos nutrientes. Pães podem ser feitos em um SBC, produzindo alimentos com algum grau de durabilidade.

Meio ambiente: O uso do SBC reduzirá a dependência de lenha e carvão. A redução na taxa de desmatamento irá reduzir as taxas de erosão do solo. Em muitas vilas há uma completa falta de lenha e as pessoas queimam esterco seco de animais ou resíduos das plantações. Essas práticas privam o solo de sua fertilidade potencial. O uso do SBC minimiza a queima de esterco e resíduos das plantações, permitindo que esse material seja usado como fertilizante natural.

Economia: Muitos dos gastos com lenha, carvão ou querosene podem ser eliminados através do uso do SBC. O SBC também requer um pequeno gasto de capital; ele pode ser construído com cerca de US$20, uma quantidade equivalente à aquisição de uma ou duas semanas de combustível para cozimento. O SBC poderia ser uma ferramenta útil para estimular o desenvolvimento em áreas pobres. Ele é idealmente adaptado para pequenas indústrias de baixa tecnologia. Devido ao seu custo relativamente baixo, pequenos fundo de empréstimo de giro poderiam ajudar a difundir os SBCs rapidamente.

Liberdade: Para muitos, o SBC é um significativo instrumento de economia de tempo de serviço, uma vez que menos tempo é gasto para juntar e transportar lenha ou esterco. Um líder do projeto na Guatemala disse que o Fogão Solar de Caixa pode libertar a mulher de milênios de escravidão. O tempo poupado pode ser usado para educação, cuidar melhor da família e produzir alimento. Em seguida, maiores liberdades políticas e econômicas virão.

Nós estamos vivendo em um sistema muito estranho. A Humanidade tem um pé pisando em direção às estrelas, enquanto o outro está atolado no mar da pobreza. A distância entre os dois pés da humanidade está crescendo. Nós podemos ajudar a reverter o processo ensinando vários bilhões de pessoas no terceiro mundo como construir e usar fogões solares de caixa.