Solar Cookers International Network (Home)

 

O Fogão Estrela Pentagonal

Eu estava ensinando a pessoas desempregadas como fazer fogões solares em KwaZulu-Natal, África do Sul. Nós temos invernos claros e verões nublados e as pessoas que eu tenho ajudado tem pouco ou nenhum dinheiro. Eu desenvolvi este fogão para ser usado aqui e ele trabalha tão bem que eu achei que ele pudesse ser usado em qualquer lugar.

Este é um grande fogão. Além dos trópicos, um fogão de painel reto se sai quase tão bem quanto ele. Esse fogão leva vantagem nos dias em que o sol está em um ângulo baixo (de manhã e à tarde). Sendo mais eficiente, compensa o excesso de nuvens em dias nublados. Ele é estável no vento e se pusermos junto com prendedores de papel pode ser dobrado para ser guardado. Mudanças periódicas são feitas através do ajuste das abas laterais para cima ou para baixo.

A maioria das caixas de tamanho médio funciona, um lado curto de 350 mm a 500 mm e a altura ligeiramente maior do que o comprimento funciona melhor. Quatro pequenos cortes e uma dobra simples pequena é tudo que é necessário. Não há lixo e toda a caixa é utilizada.

Pinte as seções não folheadas do fogão para proteger da umidade.

Para cozinhar, coloque comida na vasilha preta ou em uma jarra pintada, coloque o recipiente e a comida em um saco para forno fechado com um pregador de roupas e coloque um pedaço de papelão no fundo do refletor. Agora, coloque ao sol e ajuste em direção ao sol se guiando pela sombra do fogão.

Richard Pocock
Solarworks
81 Archer Crescent
Manor Gardens
Durban 4001

KwaZulu-Natal
South Africa

edufun1@iafrica.com
 

This document is published on The Solar Cooking Archive at http://solarcooking.org/portugues/PentagonStar-pt.htm. For questions or comments, contact webmaster@solarcooking.org