Solar Cookers International Network (Home)

 
 
O fogão "Tampa Fácil"  

Projetado por Chao Tan e Tom Sponheim

Embora os projetos para fogões de papelão tenham se tornado mais simples, encaixar uma tampa ainda pode ser difícil e consumir muito tempo. Nesta versão, a tampa é feita automaticamente a partir da caixa externa.

 

Fazendo a base

  1. Pegue uma caixa larga e corte-a ao meio como mostrado na figura 1. Reserve uma metade para a tampa. A outra metade será a base.

  2. Dobre um pedaço extra de papelão de tal forma que ele forme uma lateral interna ao redor da base (veja a figura 2).

  3. Use o pedaço reservado para a tampa para marcar uma linha ao redor da lateral, como mostrado na figura 3.

  4. Corte ao longo desta linha, deixando quatro lingüetas, conforme mostrado na figura 4.

  5. Cole uma folha de alumínio do lado de dentro da lateral até o topo da caixa externa.
  6. Coloque uma caixa menor dentro da abertura formada pela lateral até que as abas estejam horizontais e rentes ao topo da lateral (veja figura 5). Coloque alguns maços de jornal entre as duas caixas para sustentação.

  7. Marque as abas da caixa menor usando uma linha com guia.
  8. Dobre estas abas para baixo para encaixar ao redor do topo da lateral e enfie no espaço vazio entre a base e a lateral. (veja figura 6).
  9. Dobre as lingüetas e as enfie por baixo das abas da caixa interna de tal forma que elas obstruam os buracos nos quatro cantos (veja figura 6).


  10. Agora cole estes pedaços da forma em que eles estão dispostos.
  11. Enquanto a cola estiver secando, forre o interior da caixa interna com folha de alumínio.

Finalizando a tampa

  1. Meça a largura das paredes da base e use essas medidas para calcular onde fazer os cortes que formarão o refletor na figura 7. Corte apenas três lados. O refletor será dobrado usando o quarto lado como uma dobradiça.
  2. Cole plástico ou vidro do lado de dentro da tampa. Se você usar vidro, prenda-o usando tiras extras de papelão. Deixe secar.

  3. Prenda as pontas de um arame, conforme mostrado na figura 7 e introduza-o nas ondulações da tampa e no refletor para escorá-la quando for aberta mais tarde.
  4. Pinte um pedaço de uma chapa de metal (ou papelão) de preto e coloque dentro do forno.

Melhorando a eficiência

  1. Cole finas tiras de papelão embaixo do pedaço de chapa de metal (ou papelão) para elevá-lo ligeiramente acima do fundo do forno.
  2. Retire o refletor e substitua-o por um que seja tão largo quanto (ou maior do que) toda a tampa. Assim, a luz será refletida para o forno de maneira mais eficiente.
  3. Vire o fogão com o fundo para cima e abra as abas do fundo. Coloque um painel de papelão folheado em cada espaço vazio que separa cada um dos dois espaços. O lado folheado deve está voltado para o centro do forno.

Para maiores informações, entre em contato com:

Solar Cookers International
1919 21st St., Suite 101
Sacramento, CA 95811 USA
ou e-mail: webmaster@solarcookering.org